Vamos deixar a vida mais interessante?
Uma caminhada na Serra dos Órgãos, no Rio de Janeiro. Isso te lembra algum quadro?
Viva!
Que bom te ver por aqui! Deixe-me começar por uma breve apresentação: eu sou Renato Essenfelder — escritor, professor de redação, narrativa e cinema documental em várias universidades e um apaixonado pela arte de contar e de consumir (no sentido mais visceral) histórias, com tudo aquilo que disso deriva.
E o que deriva disso?
É isso que vamos descobrir juntos. Em síntese, como uma espécie de teaser, eu posso dizer, após 15 anos lecionando temas afins, que esse jornada no mundo das narrativas da cultura (o cinema, a TV e a literatura, mas também a música, a pintura, a escultura e a arquitetura, a psicanálise, o universo digital da cibercultura…) enriquece a nossa experiência de mundo.
Não previne aborrecimentos, com certeza, mas torna a gente mais sensível e mais sábio, mais empático e mais capaz de desfrutar os grandes pequenos prazeres da vida.
“A única verdadeira viagem de descoberta não seria visitar terras estranhas, mas possuir outros olhos”. Marcel Proust
Um alento, ainda que lento. Quando chega, contudo, é definitivo. Com a capacidade de possuir outros olhos, nosso olhar muda para sempre.
Também gosto de usar o termo interessância para designar isso. Gosto de pensar que as histórias, as boas histórias, bem contadas e bem digeridas, dão interessância à vida.
O que eu faço é em essência isso: ajudo pessoas a enxergarem o mundo de maneira mais rica, mais interessante.
E esse é o convite que te faço aqui: embarcar comigo em uma jornada criativa, uma degustação de ideias, problemas e perspectivas, dramas, paranóias e comédias, para que a gente possa aprimorar nossos olhares e sensações.
Uma saborosa pausa para o café, pelo custo de um cafezinho por mês.
Para guiar a nossa jornada, teremos reflexões semanais, que chegarão no seu e-mail aos fins de semana, sempre com um convite a pensar o mundo e suas relações por uma perspectiva diferente. Você também receberá crônicas minhas, com bastidores exclusivos sobre o processo criativo, a escolha do tema e a história por trás da história.
Espero que goste disso tudo! Espero que juntos consigamos cultivar uma vida mais interessante.
Um grande abraço,
Renato Essenfelder