O que é uma boa aula — e como os robôs podem estragar tudo
É difícil definir o que é uma aula memorável para nós, humanos; para as máquinas, é simples: trata-se de maximizar notas, médias, alunos aprovados
Evoé! Louvado seja o tempo que passa devagar.
Ele é também o tempo de aprender e de ensinar.
Nesta semana um leitor meu nesta rede lançou-me uma provocação. Comentando meu último artigo longo, em que condeno o uso de Inteligência Artificial para a escrita criativa, pegou uma via paralela para falar dos desafios de lecionar nesta era digital.
Ele conta que também é professor e que, assim como eu, andava frustrado com seus alunos, por causa do desinteresse deles durante as aulas. Conversou com um amigo sobre o assunto e o amigo teria mandado a real: é porque sua aula é desinteressante mesmo!
Então o meu caro leitor teve uma epifania. Tornou suas aulas mais dinâmicas e motivadoras e em pouco tempo colheu os resultados. Os alunos passaram a adorar os encontros. Em vez de lutar contra a Inteligência Artificial, por exemplo, ele conta que botou todo mundo para “escrever com IA”, “na cara dura”.
Aplausos, final feliz.
Se você gosta de um final feliz, pode parar a leitura por aqui.
Ainda nesta semana, vi um vídeo de um suposto especialista em IA.
Ele mostrava o inominável presidente estadunidense assinando uma ordem executiva para incluir recursos de IA nas escolas. A lógica é simples: crianças com IA vão aprender mais e mais rápido e no futuro se tornarão adultos turbinados.
Adultos muito mais produtivos.
Se os seus filhos estão numa escola dessas, ou têm acesso a ferramentas avançadas de IA cotidianamente, portanto, considere-se sortudo. Ele aumentaram as chances de se tornarem humanos superprodutivos.
Final feliz, para eles. Para eles?
O assunto me interessa especialmente, então vamos lá.
Recentemente, em 2023, publiquei um artigo sobre os riscos da IA na educação. O texto está disponível gratuitamente para leitura, caso alguém se interesse.
No artigo, enumero alguns riscos associados à IA em uma área tão sensível quanto a educação, especialmente quando pensamos em crianças e jovens (mas não só).
Quero falar um pouco mais sobre o tema, hoje.
Continue a leitura com um teste grátis de 7 dias
Assine O Lento Alento, por Renato Essenfelder para continuar lendo esta publicação e obtenha 7 dias de acesso gratuito aos arquivos completos de publicações.